Blog

Itália – um passeio pela Ligúria: Gênova e Portofino

Itália – um passeio pela Ligúria: Gênova e Portofino

Hoje é dia de voltar à Itália! Acabamos de retornar do país e a saudade já bateu…

Mas hoje vamos falar sobre a viagem que fizemos pelo norte do país em 2016, passando pela Ligúria, Cinque Terre, Emiglia Romana, e por fim, Sardenha. Sim, muita coisa! Mas neste primeiro post, vamos falar um pouco da pouco conhecida região da Ligúria, litoral norte do país, e suas cidades mais famosas: Gênova e Portofino.
Ligúria

Começamos o roteiro por Milão, onde alugamos um carro já no aeroporto e partimos rumo à cidade de Gênova, na Ligúria. Lá passamos nossa primeira noite. Aqui um primeiro alerta: muito cuidado com as regras de trânsito na Itália, especialmente nessa região! Existem locais específicos para estacionamento e regras bem chatinhas para parar na rua. Na dúvida, escolha um hotel com estacionamento e deixe o carro por lá mesmo.

Alugamos o carro através do nosso parceiro Rent Cars. No site deles você consegue simular as melhores empresas e preços mais em conta!

Estrada Milão – Gênova

Gênova é a maior cidade da província da Ligúria, com 1,5 milhões de habitantes. É uma cidade portuária, e seu desenvolvimento ocorreu justamente por ter um dos mais importantes portos do Mediterrâneo. Trata-se de uma cidade grande, não figura no topo das mais turísticas da Itália, mas com um centro histórico e orla bem interessantes. Vale a pena passar um dia inteiro aqui.

Gênova
Como chegamos já bem cansados, nossa noite foi curta, apenas jantamos e fomos descansar. Não conhecemos portanto a noite de Gênova! 😟
No dia seguinte, fizemos um rápido passeio pela cidade. O centro histórico é super conservado, e foge um pouco daquela “zona” turística das cidades italianas mais famosas. Aqui o ritmo é mais lento, as ruas mais vazias, o clima mais local. Se quiser conhecer mais sobre a história da cidade, sugiro um free walking tour pelo centrinho histórico, ou mesmo um passeio de ônibus turístico por toda a cidade.
Área Comercial

 

Centro Histórico

 

Centro Histórico
Outro ponto imperdível é a região da orla da cidade, onde ficam localizados o Aquário da cidade e o Eataly, famosa loja de produtos italianos que já se espalhou pelo mundo todo. Lá você encontra também ótimos restaurantes e produtos para degustar. Difícil é sair de lá sem nada!
Orla de Gênova

 

Orla de Gênova

 

Orla de Gênova
Após o passeio, almoçamos pela região próxima à orla e provamos o famoso “pesto genovese”. O pesto verde de manjericão, muito utilizado em pratos italianos, teve origem em Gênova. E reza a lenda que ninguém conseguiu descobrir o segredo do pesto genovense, que de fato, é o melhor que já provei na vida!
Alguns pratos tradicionais

 

Ele vai bem com tudo!
Nossa massa ao pesto

 

Já no meio da tarde, voltamos ao carro e caímos na estrada novamente em direção à cidade de Portofino, localizada a aproximadamente uma hora ao sul de Gênova.
Pelo caminho passamos por pequenas cidades super charmosas, como Rapallo e Santa Marguerita Ligure. Essa última sem dúvida pede uma parada para um passeio!
Ao chegar em Portofino, de cara já percebemos um aumento astronômico nos preços de tudo. A cidade é famosa por ser o balneário favorito dos milionários italianos e internacionais, e de celebridades, como Madonna, George Clooney e Tom Cruise, dentre outros.
Ao chegar, não existem muitas opções de estacionamento. Na verdade, só vimos um estacionamento pago, que custava a bagatela de 5,50 euros por hora! Pensamos bem e, como já estava tarde, e ainda queríamos ver Santa Marguerita Ligure, resolvemos ficar por lá apenas uma hora mesmo. Foi o suficiente para ter uma ideia geral do vilarejo, tirar lindas fotos e provar o gelato mais caro da viagem! 😅
Portofino

 

Portofino

 

Portofino

Portofino

Após o rápido passeio, voltamos à Santa Marguerita Ligure, sem pressa alguma, pelo caminho belíssimo à beira mar! Estava um dia lindo, e vimos algumas praias pelo caminho, uma delícia. Com certeza voltaremos para ficar hospedados por aqui!
Praias
Ligúria
Ao chegar à cidade, estacionamos e passeamos pela orla, num por do sol incrível. Paramos rapidamente para um café, mas logo tivemos que ir, pois ainda havia algumas horinhas de estrada até nosso próximo hotel.
Santa Marguerita Ligure
Santa Marguerita Ligure
Daqui saem vários passeios de barco

Após o longo dia, partimos para o nosso hotel em Monterosso, uma das famosas Cinque Terre! Mas é no próximo post que falarei desse pequeno paraíso na Terra! Até lá!

Deixe um comentário