Blog

Londres – Passeio pela “City”

Londres – Passeio pela “City”

Olá a todos! Bem vindos de volta a Londres! Hoje vamos conhecer mais um pedacinho desta cidade fascinante. 
A “City of London”, distrito da cidade de Londres, tem esse nome pelo fato de ser o local onde se originou a cidade, há mais de dois mil anos atrás, quando ainda era chamada “Londinium”. Circulando este espaço ficavam as muralhas que defendiam a cidade das invasões, tão comuns na época. 
Ruínas da antiga muralha de Londinium
A City sofreu imensas transformações ao longo dos séculos, provocadas por diversos fatores, dentre eles os dois grandes incêndios pelos quais passou a cidade, que devastaram a região, e as duas Guerras Mundiais, que foram responsáveis pela destruição de importantes prédios históricos. 
Porém, toda esta destruição levou a região a um caminho de renovação. Por aqui você encontrará os mais modernos e incríveis arranha-céus de toda a cidade. Eles, somando-se aos prédios históricos que sobreviveram às adversidades, transformam este pedaço de chão em um grande museu, que conta a história da cidade em todas as suas fases. O novo e o antigo convivem lado a lado, criando uma harmonia interessante.
A City é um distrito relativamente extenso, caso queira conhece-la toda em um dia, sugiro que comece cedo! Se não tiver tanto tempo disponível, basta selecionar quais programas são mais prioritários para você.
1- Tower of London e Tower Bridge:

Ficam no extremo leste do Distrito da City, e é um bom ponto para começar o passeio. Porém atenção: é sempre bom checar os horários de abertura da Torre na época de sua visita, pois eles mudam bastante conforme a estação do ano. Veja o site http://www.hrp.org.uk/TowerOfLondon/ 
O melhor acesso para chegar nesta região é a estação de Tower Hill, mas ela é também acessível pela estação de London Bridge, que fica do outro lado do Rio Tâmisa (o que facilita pra quem quiser atravessar a Tower Bridge!). De lá, a uma curta caminhada nas margens do rio está a icônica ponte, que enche os olhos de quem por ali passa! Aproveite a caminhada para garantir excelentes fotos!

Durante a travessia da Ponte, você poderá conhecer a “Tower Bridge Exhibition”, que mostra o funcionamento e conta a história da construção da ponte mais famosa do mundo. Veja maiores detalhes no site: www.towerbridge.org.uk
Ao final da Ponte você já consegue ver os contornos da Torre de Londres. Um pouco de História aqui nunca é demais, você verá tudo com outros olhos. Construída por volta do ano 1000 D.C., quando era localizada no limite da cidade, às margens do Rio Tâmisa, a Torre tinha função residencial para a família real. Posteriormente, no entanto, foi utilizada como prisão e local de torturas e execuções. Figuras famosas foram mortas aqui, como a rainha Ana Bolena (se der tempo, antes de viajar vale a pena assistir ao filme “A outra”, ou ao seriado “The Tudors”, essa história é fantástica!). Atualmente, é o local onde ficam guardadas as jóias da rainha, e você pode vê-las. De qualquer forma, ao comprar seu ingresso para a Torre, pegue um folheto explicativo em Português e entenda o que cada um dos prédios tem a contar!

Algumas das jóias reais (Pixabay)

O passeio completo pela Torre de Londres pode demorar mais de 2 horas, portanto planeje bem o dia caso queira conhecê-la!

2- Saint Paul Cathedral

Trata-se de uma das igrejas anglicanas mais importantes do Reino Unido. Neste local foi construída a primeira igreja da Inglaterra, em 675 D.C. O prédio foi destruído pelo Grande Incêndio, que devastou a região. Em 1.633 um novo projeto foi construído no mesmo local, resultando em uma catedral magnífica, cujo domo atualmente é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Aqui se casaram o Príncipe Charles e a Princesa Diana.

Para fazer uma visita à Catedral, é cobrada uma taxa, não muito barata, inclusive (por volta de 16 libras). Ela te dá acesso aos 530 degraus que levam ao topo do Domo, de onde se tem uma vista incrível da City of London, bem como ao Museu localizado no subsolo, que conta a História da Catedral. Mas quem não fizer questão da visita, há a possibilidade de conhecer a Catedral durante uma missa, caso haja vaga. Veja o calendário dos serviços aqui: http://www.stpauls.co.uk/calendar

Vista do topo do Domo da St. Paul`s Cathedral

3- Millenium Bridge


A Ponte do Milênio, que fica a poucos passos da St. Paul’s Cathedral, ficou recentemente mais famosa por aparecer em um dos filmes do Harry Potter, onde é destruída pelos bruxos vilões! É um projeto super moderno que mudou a “cara” da região, dedicada exclusivamente aos pedestres, e servindo de ligação para a margem sul do rio Tâmisa, onde se localizam o Tate Modern, Museu de Arte Moderna, e o Shakespeare Glob, teatro cujo projeto foi criado pelo próprio. Estas duas atrações estarão em outro roteiro, mas nada impede que o combo Catedral – Ponte – Museu – Globo seja feito na mesma visita, dependendo de seus interesses!

4- Museu de Londres

Para quem preferir continuar deste lado do Rio, outra grande atração próxima a Catedral é o Museu de Londres. Sou suspeita para falar, pois sou fascinada por História, mas achei o Museu simplesmente incrível! Conta a história da cidade desde seus primórdios, passando pelo drama dos incêndios e das guerras até o renascimento social e cultural, retratados em cenários belíssimos!

Uma das muitas maquetes que mostram a Londres antiga

Por uma janela dá pra ver as ruínas da muralha, que passava por ali!

Nesse espaço foi feita uma reconstrução da Londres do início do século XX

Réplica de um mercado típico, lindo!


5- Bank

Bank é isso mesmo que você está pensando, Banco! É aqui o distrito financeiro de Londres, onde fica localizado o Banco de Londres (um prédio histórico) e os mais modernos prédios da cidade, entre eles o famoso “The Egg” – o ovo. Aqui tem também uma sede do Banco do Brasil, sempre bom saber, para o caso de uma emergência!

Banco de Londres

No meio das ruelas sombreadas pelos arranha-céus existe uma pequena concentração de lojas de marca, como Louis Vuitton, Gucci, Prada, dentre outras, e muitos cafés charmosos.

6- The Monument e Leadenhall Market

O monumento, construído em homenagem ao Grande Incêndio de Londres, possui um mirante de 311 degraus, que possibilita outra vista boa da região.

The Monument

Para os que gostam de um bom mercado, o Leadenhall Market fica nas proximidades e é datado do Século XIV, e também já apareceu nos filmes do Harry Potter (Amoooo!! rss). Aproveite para fazer um lanchinho ou quem sabe comprar algumas coisinhas pra levar pra casa!

Leadenhall Market

Bom, acho que por hoje basta né? Vá descansar e prepare-se para um novo dia cheio nessa cidade linda!

Por: Marcela Silva Bezerra

Deixe um comentário